Menu
Fechar

Batendo em ondas contra a noite escura

Projeto de intervenção artística  |  Multidisciplinar

  • Data

    4 a 19 de Maio

  • Local

    Vários

Projeto de intervenção artística de O Nariz Teatro financiado por Município de Leiria.

“Batendo em ondas contra a noite escura” é um projeto de intervenção artística, em Portugal, junto de pequenas comunidades em territórios de baixa densidade populacional. As comunidades situadas nestes territórios são maioritariamente constituídas por populações envelhecidas e corre-se o risco iminente de desaparecimento de muitas tradições e costumes enraizados ao longo de muito tempo. São pequenos núcleos rurais frequentemente em estado de quase abandono por parte dos decisores políticos e, em geral, por todos aqueles que lhes são exteriores, que com inúmeras dificuldades teimam em manter-se vivos.

O território escolhido para o desenvolvimento deste projeto é Mira d’Aire e polje classificado internacionalmente como zona RAMSAR e grutas.

Produção
O Nariz Teatro

Equipa do projeto
Pedro Oliveira, Vitória Condeço, José Paulo Siphioni, Paulo Simões, Hugo Wittmann, Sandra Sousa, Nuno Rancho e Liliana Gonçalves

Parceiros no projeto
CasaSiphioni, Trupêgo (Porto de Mós) e Alguidar (Batalha)

Fotografia
Nelson Garrido (jornal “Público”)

Design Gráfico
Paulo Fuentez

Cronograma do projeto

(4 e 5 de Maio)
11h00 – Passeio com lanche e recolha de materiais tais como líquenes, folhas, flores, paus, e tudo aquilo que pudermos encontrar na natureza para decorar peças cerâmicas. O lixo que encontrarmos, vamos reciclar, procurando pedaços de metais para utilizar nas cozeduras e as fezes de animais bovinos que recolhermos vão ser utilizadas como combustível do forno (Alvados/equipas do projeto).

14h30 – Atelier “CasaSiphioni” irá se realizar o workshop de Olaria e Produção de peças manuais, onde vamos fazer uma apresentação ao mundo da cerâmica, da terra ao barro e do barro à peça final vidrada. Cada participante irá produzir e decorar duas peças, uma feita à mão e outra na roda de oleiro. Este evento terá o almoço para todos os participantes, com comida típica, morcelas e tortulhos de Mira de Aire (Alvados/equipas do projeto).

Programa comum aos três dias da apresentação pública.

Sábado 11 de Maio
Eira das Grutas (Mira d´Aire, Porto de Mós)

Sábado 18 de Maio
Eira do Casal Vieira (S. Mamede, Batalha)

Domingo 19 de Maio
Museu do Casal do Monte, (Monte Redondo, Leiria)

Das 11h00 às 20h00 – exposição de fotografias ilustrativas e áudio de sons captados
11h00 – construção do forno de papel
13h00 – almoço – momento de degustação para que, tanto participantes como público, possam conhecer a comida típica, como morcelas e tortulhos, de Mira de Aire ou ainda as morcelas de arroz grelhadas de S. Mamede
14h30 – momento de histórias e tradições
17h00 – Sonoridades diversas com a participação do público e registos sonoros anteriormente captados
20h00 – abertura do forno
21h00 – fim da atividade

 

© Paulo Fuentez